quarta-feira, 11 de maio de 2011

De ex-aluno para ex-aluno e futuros ex-alunos

Olá,

Eu sou dos membros remanescentes do FateCaos. Eu sou ex-aluno da Etec e da Fatec. Passei por duas greves, uma em 2000, outra em 2004. Uma como aluno, outra já como professor.

Me formei, passei pelas outras 3 instituições públicas do estado (sempre considerei a Fatec como a quarta), em nível de pós-graduação.

Atuo na iniciativa privada e tive o prazer incomensurável de também poder lecionar na Fatec onde me graduei. Para mim é uma honra poder participar da história dos meus graduandos como os meus professores participaram da minha.

Eu não luto porque recebo R$ 18,00. Sou professor pleno. É fácil lutar para se defender, o complicado é lutar por aquilo que é certo.

Na última greve eu fui agredido pela polícia no protesto da Tiradentes, por policiais que, sem as suas placas de identificação, puderam restaurar momentaneamente a barbárie digna dos áureos tempos ditatoriais.

Sangue de alunos e professores, em um ataque contra a educação.

Naquele instante, um grupo de professores, alguns que também participaram da greve anterior, decidiram que deveriam lutar para que momentos como aquele não se repetissem mais, e neste momento de caos surge a iniciativa que rotulamos como FateCaos.

Nós tentamos articular emendas no orçamento (conseguimos colocar diversas delas) e infelizmente, as mais relevantes (como o repasse do ICMS) sempre foram vetadas.

A extrema desilusão com o a estrutura (conversão das Fatecs em Etecs em meras vitrines eleitorais, desmantelamento e descaso) fez diversos professores simplesmente abandonar a esperança e conseqüentemente a instituição.

Lamentavelmente perdemos grandes mestres. Muitos abandonaram o barco antes que, atraído pelo canto de sereias inescrupulosas, se choque com o rochedo da privatização.

Defender a Fatec de hoje é lutar pela instituição que carregará em seu diploma, a sua história e o futuro outras pessoas possam ter acesso a mesma qualidade de ensino que você teve.

Você deve estar se afirmando: "mas eu não sou ex-aluno!". Mas você em breve será. E problemas com vans e coisas pequenas, serão irrelevantes, não estarão no seu diploma. O nome desta instituição sim.

E como disse antes: É fácil lutar para se defender, o complicado é lutar por aquilo que é certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário